Instituto Superior Técnico

Qualidade das Unidades Curriculares

QUC Dissertação (2.º Ciclo)

Desde o início do funcionamento do QUC que está prevista a sua extensão a todas as Unidades Curriculares (UC) do Técnico. Numa primeira etapa foram abrangidas todas as UC de 1.º e 2.º ciclo com funcionamento considerado “normal”. Em 2013/ 2014, o Conselho Pedagógico relevou a importância de criar um inquérito para as UC de Dissertação, pela necessidade de se apurarem as razões que têm vindo a conduzir a taxas de conclusão muito insatisfatórias e/ou a um tempo médio de conclusão da dissertação significativamente superior ao expectável. Prevê-se que a identificação destes casos levará à adoção de medidas preventivas e de correção no futuro, tal como previsto no regulamento do QUC.

Apesar de este inquérito não estar integrado no sistema Fénix, é utilizada outra plataforma que, tal como para os restantes inquéritos deste sistema, garante o anonimato das respostas, sendo cortada qualquer ligação à identificação do/a estudante após o envio da notificação de submissão.

 

 

Aplicação

No 2.º Ciclo, é aplicado o Inquérito QUC, às UC de funcionamento considerado “normal”. Após a frequência da UC Dissertação, no 2.º ano, é enviado, por email, o convite à participação no inquérito QUC Dissertação a todos/as os/as estudantes que estiveram inscritos em Dissertação.

Descreve a aplicação do QUC Dissertação no 2.º ano do Mestrado.

 

Apreciação dos Resultados

De forma a fazer cumprir a recomendação da A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior), no âmbito da ASIGQ (Auditoria de Sistemas Internos de Garantia da Qualidade), em 2019, ao SIQuIST (Sistema Interno de Gestão da Qualidade do IST), tornou-se necessário complementar a vertente do QUC Dissertação.

Neste sentido, em 2020, iniciou-se o processo de recolha da apreciação por parte dos/as Coordenadores/as de Curso relativa aos resultados do inquérito aplicado aos alunos inscritos em Dissertação em 2018/2019, no caso, com base nos documentos de resultados disponibilizados todos os anos.

Para isso, o/a Coordenador/a de Curso deverá registar, num documento Word (enviado por email), fazendo um balanço da leitura que os resultados do seu curso salientam. No guião de apoio ao preenchimento, também disponibilizado por email, é possível consultar a metodologia aplicada no tratamento das respostas e na aplicabilidade do inquérito.

 

Documentos de suporte

 

Histórico dos resultados globais

Ao longo dos anos, este processo tem contado com a participação de cerca de 30% dos alunos com inscrição em Dissertação, com algumas oscilações entre os 25% (em 2016/17) e os 46% (em 2013/14). No último ano (2021/22), o inquérito contou com a participação de 26% dos alunos previstos.

Total de respostas ao questionário entre os anos letivos de 2012/13 e 2021/22 versus total de respondentes.

 

Na tabela abaixo, poderão ser consultados os resultados globais dos inquéritos aos alunos inscritos em Dissertação, por ano letivo e tipo de curso (MB – Mestrado Bolonha; MI – Mestrado Integrado). Esta distinção deixou de ser feita a partir do ano letivo de 2021/22, com a extinção dos Mestrados Integrados pelo que, daí em diante, os resultados apresentados são os globais por ano letivo (RG – Resultados Globais).

2012/13 2013/14 2014/15 2015/16 2016/17 2017/18 2018/19 2019/20 2020/21 2021/22
MB (PDF, 458KB) MB (PDF, 518KB) MB (PDF, 285KB) MB (PDF, 647KB) MB (PDF, 677KB) MB (PDF, 810KB) MB (PDF, 285KB) MB (PDF, 391KB) MB (PDF, 387KB)
MI (PDF, 447KB) MI (PDF, 524KB) MI (PDF, 285KB) MI (PDF, 645KB) MI (PDF, 678KB) MI (PDF, 814KB) MI (PDF, 394KB) MI (PDF, 388KB) MI (PDF, 391KB)

MB – Resultados dos cursos de Mestrado Bolonha
MI – Resultados dos cursos de Mestrado Integrado
RG – Resultados Globais
 

Os resultados por curso podem ser consultados no menu da coluna à direita, escolhendo o ano letivo pretendido.