Instituto Superior Técnico

Qualidade das Unidades Curriculares

Questões (FAQ)

Inquérito aos Alunos

1. O inquérito é anónimo?

Apesar do acesso ao inquérito ser feito após autenticação do estudante na sua área do Fénix, o anonimato é mantido pois não existe relação entre resposta e respondente. As respostas são tratadas e utilizadas para fins estatísticos. Os resultados apenas são apresentados caso cumpram os requisitos de representatividade (número mínimo de respostas), que estão regulamentados, para preservar o anonimato do estudante.

2. O inquérito é obrigatório?

Não. Após o preenchimento do Quadro Inicial (Carga de Trabalho das UC em que o aluno está inscrito), que requer informação inserida pelo aluno para estimação de ECTS,  o aluno pode optar por responder ou não ao inquérito, justificando a razão pela qual não quer responder. Contudo, o preenchimento do inquérito é fundamental para o acompanhamento do funcionamento de cada UC e para a melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação do estudante e do seu envolvimento.

3. O que é necessário preencher no Quadro Inicial?

O Quadro Inicial é constituído pela lista de UC em que o aluno está inscrito e respetivo nº de horas de contacto (aulas) semanais. Os campos de preenchimento por parte do aluno referem-se a:
i) Percentagem de aulas assistidas ao longo do semestre por UC;
ii) Percentagem do nº de horas de trabalho autónomo (NHTA) semanal por UC, com base no número médio NHTA por semana durante o período letivo;
iii) Número de dias de estudo durante a época de exames por UC.

3. Como está estruturado o inquérito?

O inquérito está dividido em duas partes. A primeira é constituída por 4 grupos com questões relacionadas com: o acompanhamento da UC ao longo do semestre e respetiva carga de trabalho, caso esteja de acordo, acima ou abaixo do previsto; a organização da UC; o método de avaliação da UC; e com a contribuição da UC para a aquisição e/ou desenvolvimento das competências. A segunda parte do inquérito tem um cariz opcional e refere-se ao corpo docente da UC, por tipo de aula leccionada. O inquérito sobre o docente abrange 4 grupos de questões relacionadas com: a assiduidade do aluno (resposta obrigatória); o proveito da aprendizagem presencial; a capacidade pedagógica do docente; e a interação com os alunos.

Para mais informação sobre as dimensões de análise do inquérito, consultar exemplo do formulário de cada um dos intervenientes aqui.

4. Qual a fórmula utilizada para estimar os ECTS?

ECTS aluno = ( ( %A * NHC + %E * NHTA ) * 14 + NDE * 8 ) / 28

  • NHTA = Média n° de horas semanais despendida com o curso durante a época de aulas, ou seja, de trabalho autónomo* (informação inserida pelo aluno)
  • %A = Percentagem de aulas assistidas (informação inserida pelo aluno)
  • %E = Distribuição percentual de NHTA da UC (informação inserida pelo aluno)
  • NHC = n° horas contacto por semana da UC (informação do sistema)
  • NDE = n° de dias de estudo em época de exame para a UC (informação inserida pelo aluno)

Assume-se que:
– 1 semestre tem 14 semanas de aulas;
– 1 dia de estudo durante a época de exames corresponde a 8h de trabalho;
– 1 crédito ECTS corresponde a 28h de trabalho num semestre.

5. O que se entende por “trabalho autónomo”?

Considera-se trabalho autónomo* o tempo dedicado por um estudante a pesquisa, estudo, elaboração individual e colectiva de trabalhos, etc.

6. Os resultados dos inquéritos acerca das UC e dos docentes são divulgados?

Sim, no então são disponibilizados apenas à comunidade académica do IST  (Estudantes, Docentes / Investigadores e Não Docentes), através do acesso à página das disciplinas ou na área pessoal do Fénix (Estudante / Docente), se existirem pelo menos 10 questionários válidos submetidos que representem no mínimo 30% do nº de alunos inscritos.

Preenchimento

1. É possível editar o Quadro Inicial depois de o submeter?

Depois de preencher e submeter o Quadro Inicial, já não é possível voltar a editá-lo ou fazer qualquer alteração.
Antes de submeter a informação relativa à Carga de Trabalho das UC, é importante verificar que se introduziu informação o mais próxima possível da realidade, uma vez que a estimação de ECTS (ver pergunta 3 – FAQ Inquérito aos Alunos) serve para a comparação feita com os ECTS previstos para a UC, que irá levar a uma de três situações: carga de trabalho de acordo com o previsto, acima do previsto ou abaixo do previsto.

2. Quando termina o período para preenchimento dos inquéritos?

O período de preenchimento dos inquéritos terminará juntamente com o final do período de inscrição no semestre seguinte.

3. Como posso saber que todos os meus inquéritos se encontram preenchidos para que me possa inscrever no próximo semestre sem problemas?

No Fénix vai ao separador “Estudante” e depois do lado esquerdo a “QUC – Inquéritos”. Se já tiveres preenchido todos os inquéritos surgirá a mensagem “Os teus inquéritos encontram-se todos preenchidos. Muito obrigado pela tua colaboração”.