Instituto Superior Técnico

Qualidade das Unidades Curriculares

Dissertações

Desde o início do funcionamento do sistema QUC na sua atual formulação (2º semestre 2007/08) que está prevista a sua extensão a todas as Unidades Curriculares (UC) do IST. Numa primeira etapa foram abrangidas todas as UC de 1º e 2º ciclo com funcionamento “normal” (isto é, com aulas teóricas, de resolução de problemas e/ou laboratoriais) e em 2012/13, em regime de experiência-piloto, o QUC foi igualmente estendido às UC de 3º ciclo com funcionamento semelhante.

Em 2013-2014, o Conselho Pedagógico do IST tomou como prioritário o alargamento do sistema QUC às UC de Dissertação, pela necessidade de se apurarem as razões que têm vindo a conduzir a:

  • taxas de conclusão muito insatisfatórias;
  • um tempo médio de conclusão do trabalho de dissertação significativamente superior ao definido.

A identificação dos constrangimentos que conduzem aos problemas acima referidos deverá levar à adoção de medidas preventivas e de correção destas situações no futuro, tal como previsto no regulamento do sistema QUC .

Na sua fase experimental, este inquérito ainda não se encontra integrado no sistema Fénix. Tal como para os restantes inquéritos deste sistema, é garantido o anonimato das respostas, sendo cortada qualquer ligação à identificação do aluno após o envio da notificação de submissão.

Histórico dos resultados gerais

Abaixo apresentam-se os resultados globais dos inquéritos aos alunos inscritos em Dissertação, por tipo de curso de 2º Ciclo, nos respetivos anos letivos. Os resultados respetivos por curso podem ser consultados na coluna à direita da página web atual, escolhendo o ano letivo pretendido.

Tipo de Curso 2012/2013 2013/2014 2014/2015 2015/2016 2016/2017
Mestrado Bolonha Resultados gerais Resultados gerais Resultados gerais Resultados gerais Resultados gerais
Mestrado Integrado Resultados gerais Resultados gerais Resultados gerais Resultados gerais Resultados gerais