Instituto Superior Técnico

Qualidade das Unidades Curriculares

Recursos para a docência

O projeto Manual de Boas Práticas começou no início do ano letivo de 2008/2009, no âmbito da colaboração entre a equipa do QUC e a equipa do Gabinete de Apoio ao Tutorado (GATu), com coordenação do Conselho Pedagógico.

No âmbito deste projeto, foram recolhidas e sistematizadas algumas práticas de docência desenvolvida  pelos docentes do IST identificados como excelentes pelo seu desempenho em Unidades Curriculares de 1º e 2º Ciclo.

O objetivo desta recolha e sistematização de práticas pedagógicas (algumas das quais inovadoras) é torná-las acessíveis a todos os docentes do Ensino Superior, quer através de estudos, quer através de entrevistas realizadas aos docentes classificados como excelentes no âmbito do sistema QUC. Este Manual de Boas Práticas será contínuo e atualizado ao longo dos anos, sendo complementado periodicamente pela edição de links úteis, pela divulgação de artigos de referência na área da pedagogia no Ensino Superior em geral e na área de Ciência e Tecnologia em particular, beneficiando por isso dos contributos de toda a comunidade académica.

Nestas páginas pode encontrar, organizados por tópicos:

  • Estudos sobre Práticas de Docência no IST
  • Entrevistas a Docentes Excelentes
  • Apresentações sobre Boas Práticas Pedagógicas
  • Artigos sobre Pedagogia e Boas Práticas e Links úteis