Instituto Superior Técnico

Qualidade das Unidades Curriculares

Inquérito 3º Ciclo

Em 2019, o Conselho Pedagógico do IST, juntamente com o Conselho Científico, relevaram a importância de alargar um sistema de avaliação aos cursos de Doutoramento, criando um inquérito específico para estes cursos com o intuito de recolher informação sobre a experiência e expectativas dos estudantes durante o programa de doutoramento frequentado.

Apesar do inquérito não estar integrado no sistema Fénix, é utilizada a plataforma Limesurvey que, tal como para os restantes inquéritos deste sistema, garante o anonimato das respostas, sendo cortada qualquer ligação à identificação do aluno após o envio da notificação de submissão.

 

Inquérito aos finalistas de Doutoramento

A Área de Pós-Graduação solicita aos estudantes de doutoramento no momento em que estes têm o estado “A aguardar homologação da tese final” no Fénix, situação que ocorre após a submissão da versão final da tese de doutoramento. O questionário faz parte de um dos documentos obrigatórios a entregar no processo de homologação de Tese.

 

 

 

Inquérito intermédio aos estudantes de Doutoramento

Este questionário recolhe informação sobre a experiência dos estudantes de doutoramento, inscritos há pelo menos 2 anos no programa doutoral, nomeadamente sobre a componente curricular, o desenvolvimento do trabalho e, se aplicável, a apresentação do trabalho de Tese à Comissão de Acompanhamento de Tese (CAT).

Este é solicitado por e-mail aos estudantes de doutoramento após 24 meses decorridos desde a data de início de estudos no programa doutoral em que estão inscritos (esta data pode não coincidir com a data de inscrição/matrícula). É aplicado em dois momentos diferentes em cada ano civil, correspondentes aos dois períodos de inscrição/matrícula existentes para os programas doutorais que, tipicamente, decorrem em  fevereiro e setembro, sendo o inquérito disponibilizado após essas datas aos estudantes nas condições mencionadas.