Aprovado Regulamento QUC 2.0

10 de novembro, 2010

Foi aprovado pelo Conselho Pedagógico o novo regulamento dos QUC

O Conselho Pedagógico do IST aprovou em 10 de Novembro de 2010 uma nova versão do Regulamento do Subsistema da Qualidade das Unidades Curriculares (PDF, 2,5MB). Esta revisão resultou de uma reflexão sobre o funcionamento do actual sistema, procurando reforçar os seguintes princípios:

• Aumento da robustez dos resultados, com maior exigência nos critérios de representatividade e a introdução de mecanismos de validação que permitam a detecção de respostas com reduzida fiabilidade;
  • Garantia de anonimato dos Inquérito aos Alunos;
  • Simplificação dos instrumentos, evitando aos intervenientes o gasto de tempo em respostas e actos não úteis;
  • Criação dos mecanismos necessários para que os problemas possam ser resolvidos localmente, a nível da UC, Departamento ou Coordenação de Curso;
  • Garantir que os Órgãos Centrais, nomeadamente o CP, intervenham apenas nas situações mais graves, ou perante problemas persistentes.

Esperamos que, com a entrada em funcionamento desta nova versão do Subsistema de Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (QUC 2.0), se garanta uma maior fiabilidade do sistema e um acréscimo na sua contribuição para a avaliação e garantia da qualidade do ensino no IST.