O projeto Manual de Boas Práticas teve início no ano letivo de 2008/2009, no âmbito da colaboração entre a equipa do QUC e a equipa do Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), com coordenação do Conselho Pedagógico.
No âmbito deste projeto, foram recolhidas e sistematizadas algumas práticas de docência desenvolvidas pelos docentes do IST identificados como excelentes pelo seu desempenho em Unidades Curriculares de 1.º e 2.º Ciclo.
O objetivo desta recolha e sistematização de práticas pedagógicas (algumas das quais inovadoras) é torná-las acessíveis a todos os docentes do Ensino Superior, quer através de estudos, quer através de entrevistas realizadas aos docentes classificados como excelentes no âmbito do QUC. Este Manual de Boas Práticas será contínuo e atualizado ao longo dos anos, sendo complementado periodicamente pela adição de links úteis, pela divulgação de artigos de referência na área da pedagogia no Ensino Superior em geral e na área de Ciência e Tecnologia em particular, beneficiando, por isso, dos contributos de toda a Comunidade Académica.
Nestas páginas poderá encontrar:
- Estudos sobre Práticas de Docência no IST;
- Entrevistas a Docentes Excelentes (ª série e 2.ª série);
- Boas Práticas Pedagógicas (apresentações em eventos externos e internos);
- Artigos sobre Pedagogia e Boas Práticas e links úteis.