No decurso das pesquisas realizadas pelo Conselho Pedagógico e pelo Núcleo de Desenvolvimento Académico (NDA), no âmbito da sistematização e divulgação das Boas Práticas de Docência no Ensino Superior, com particular destaque para as áreas da Ciência e Tecnologia, considerou-se útil identificar um conjunto de artigos científicos de referência na área, bem como um conjunto de livros existentes na Biblioteca do IST com interesse para os Docentes do IST que pretendam enriquecer a sua prática pedagógica. Estas listagens estarão em permanente atualização e procurarão responder às necessidades da comunidade académica.
Artigos sobre práticas pedagógicas:
- Seven Principles for Good Practice (PDF, 214KB). A. Chickering & Z. Gamson, 1987; A. Chickering & Z. Gamson, 1999; A. Bangert, 2004.
- Motivation to Learn (PDF, 128KB). Boekaerts, 2002.. Academia Internacional de Educação. Tradução de Doutor José Pinto Lopes, 2002.
- Empowering Engineering College Staff to Adopt Active Learning Methods (PDF, 352KB). D. Pundak & S. Rozner, 2007.
- Assessment of Learning Outcomes (PDF, 987KB). Higher Education Academy, 2008.
- Change Processes in European Higher Education Institutions (PDF, 1.1MB). European University Association, 2009.
- Enhancing Student Learning (PDF, 131KB). Winona State University.
- Learning and Teaching Theory (PDF, 1MB). Higher Education Academy. 2004.
Bibliografia recomendada: