Instituto Superior Técnico

Qualidade das Unidades Curriculares

O QUC

Nesta página é apresentado o Sistema de Garantia de Qualidade das Unidades Curriculares do IST (QUC), segundo os seguintes tópicos:

 

Resenha Histórica

Regulamentado desde 1998 pelo Conselho Pedagógico, mas em funcionamento desde 1993, o sistema de avaliação do funcionamento das disciplinas respondia a várias solicitações, internas e externas, relativamente à necessidade de avaliar e monitorizar as atividades académicas.

Em 2007, com a necessidade de adaptação ao processo de Bolonha e à realidade internacional, conduziu-se uma revisão e avaliação do próprio processo de ensino e aprendizagem, que culminou com o lançamento de um sistema interno de garantia da qualidade – SIQuIST (Sistema Integrado de Qualidade do IST).

Neste âmbito, foram definidas as diretrizes com vista à construção de um novo (Sub) Sistema de Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares do IST (QUC), o qual prevê uma avaliação semestral de cada uma das Unidades Curriculares (UC) dos cursos do IST, com os seguintes objetivos centrais:

  • a monitorização do funcionamento de cada UC face aos objetivos estabelecidos nos planos curriculares dos cursos oferecidos pelo IST;
  • a promoção da melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação do Estudante e do seu envolvimento no mesmo.

Mais tarde, em 2013, o Conselho Pedagógico relevou a importância de criar um inquérito para as UC de Dissertação, tendo o QUC sido estendido ao 2.º Ciclo. Este inquérito, na sua atual versão, pretende focar-se na avaliação do processo de escolha e registo da proposta do tema de dissertação, no próprio processo de desenvolvimento da dissertação, e, ainda, na fase final de discussão e classificação da dissertação.

Mais recentemente, em 2019, o Conselho Pedagógico, juntamente com o Conselho Científico, relevou a importância de alargar um sistema de avaliação aos cursos de 3.º Ciclo (Doutoramento). Este inquérito pretende recolher informação sobre a experiência e expectativas dos estudantes durante o programa de doutoramento frequentado.

Sugere-se a consulta das páginas do QUC Dissertação e do QUC 3.º Ciclo para mais informação sobre cada um destes processos.

Cronologia do QUC

Selo de Boa Prática

Em 2016, o QUC foi reconhecido como Boa Prática na área temática de Educação Superior pelo Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST).

 

Ciclo do QUC

Ciclo do QUC

O processo inicia-se com o preenchimento dos inquéritos pedagógicos (sobre as UC e o Corpo Docente do IST). Segue-se o tratamento das respostas e disponibilização dos resultados, internamente, que ficam disponíveis para consulta pelos/as delegados/as de curso ou de ano. Estes podem, e devem, depois, preencher os seus relatórios (análise de pontos fortes, pontos fracos, outros comentários/ sugestões). Após este período, devem os docentes e regentes das UC preencher os respetivos relatórios com base nos elementos anteriores e nos resultados dos inquéritos. Posteriormente, os/as coordenadores/as de curso devem analisar todos os instrumentos anteriores para avaliar o estado dos resultados.

No final destas etapas, poderão ser realizadas eventuais auditorias às UC que apresentem, de forma justificada, resultados a melhorar e/ou inadequados. Todos os pormenores estão descritos e calendarizados no Regulamento do QUC (abaixo).

 

Regulamento do QUC

QUC 2.1

  • Regulamento QUC 2.1 (PDF, 1.3MB)Março, 2024
    Descreve os objetivos, intervenientes no processo, metodologia de recolha de informação e divulgação de resultados, planos de atuação (procedimentos e critérios de ação, processo de auditoria, divulgação/ promoção de intervenientes com resultados exemplares) dos inquéritos aos/às estudantes das UC de 1.º e 2.º ciclo, programa de acompanhamento de docentes, descrição dos processos inerentes aos inquéritos das UC de dissertação realizados anualmente.

 

Reporte de Resultados

Apresentam-se de seguida exemplos da interface utilizada para apresentar os resultados (UC e Docentes). Estes resultados estão disponíveis para toda a Comunidade Académica do IST e são publicados na página de cada uma das UC.

 

Formulários do QUC

Apresentam-se agora exemplos dos formulários a preencher pelos vários intervenientes no sistema QUC: Estudantes, Delegados, Docentes (e Regentes) das Unidades Curriculares e Coordenações de Curso.