Nesta página é caracterizado o sistema de Garantia de Qualidade das Unidades Curriculares (sistema QUC). São abordados os seguintes tópicos:
- Resenha Histórica
- Ciclo do sistema QUC
- Regulamentos do sistema QUC (nova versão 2.05)
- Reporte de resultados
- Formulários
Resenha Histórica
Regulamentado desde 1998 pelo Conselho Pedagógico do IST, mas em funcionamento desde 1993, o sistema de avaliação do funcionamento das disciplinas respondia a várias solicitações, internas e externas, relativamente à necessidade de avaliar e monitorizar as actividades académicas. Em 2007, com a necessidade de adaptação ao processo de Bolonha e à realidade internacional, conduziu-se uma revisão e avaliação do próprio processo de ensino e aprendizagem que culminou com o lançamento de um sistema interno de garantia da qualidade – SIQuIST (Sistema Integrado de Qualidade do IST).
Neste âmbito foram definidas as directrizes com vista à construção de um novo (Sub) Sistema de Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares do IST (QUC), o qual prevê uma avaliação semestral de cada uma das Unidades Curriculares (UC) dos cursos do IST, com os seguintes objectivos centrais:
- a monitorização do funcionamento de cada UC face aos objectivos para ela estabelecidos nos planos curriculares dos cursos oferecidos pelo IST;
- a promoção da melhoria contínua do processo de ensino, aprendizagem e avaliação do Estudante e do seu envolvimento nos mesmos.
Selo de Boa Prática
Em 2016, o QUC foi reconhecido como Boa Prática na área temática Educação Superior pelo Observatório de Boas Práticas do IST (ObservIST).
Ciclo do sistema QUC
O processo inicia-se pelo preenchimento dos inquéritos pedagógicos (sobre as Unidades Curriculares e o Corpo Docente do IST), passando depois pelo tratamento das respostas e disponibilização dos resultados, internamente, que ficam disponíveis para consulta pelos/as delegados/as de curso/ano dos cursos do IST. Estes podem, e devem, preencher os seus relatórios (pontos fortes, pontos fracos, outros comentários/sugestões). Após este período dedicado aos delegados/as, devem os docentes e regentes das Unidades Curriculares preencher os respetivos relatórios de análise com base nos anteriores e nos resultados dos inquéritos. Posteriormente, os Coordenadores/as de curso devem analisar todos os instrumentos de análise anteriores para avaliar o estado dos resultados.
No final destas etapas, poderão ser realizadas eventuais auditorias às Unidades Curriculares que apresentem, de forma justificada, resultados a melhorar e/ou inadequados. Todos os pormenores estão descritos e calendarizados no Regulamento do sistema QUC.
Regulamentos do sistema QUC
QUC 2.05
- Nova versão: Regulamento QUC 2.05 (PDF, 1,4MB). Março 2020
Descreve os objetivos, intervenientes no processo, metodologia de recolha de informação e divulgação de resultados, planos de atuação (procedimentos e critérios de ação, processo de auditoria, divulgação/promoção de intervenientes com resultados exemplares) dos inquéritos aos alunos das UC de 1º e 2º ciclo, programa de acompanhamento de docentes, descrição dos processos inerentes aos inquéritos das UC de dissertação realizados anualmente.
QUC 2.04 – até 2º semestre 2018/19
- Regulamento QUC 2.04 (versão desatualizada). Outubro 2018
QUC 2.03 – até 2º semestre 2017/18
- Regulamento QUC 2.03 (versão desatualizada). Junho 2015
QUC 1.0 – 2º semestre 2007/08 a 2º semestre 2009/10
- Regulamento QUC 1.0 (versão desatualizada). Março 2010
—> Vídeo do lançamento do QUC 1.0
Reporte de resultados
Apresentam-se de seguida exemplos da interface utilizada para apresentar os resultados (Unidades Curriculares e Docentes). Estes resultados estão disponíveis para toda a Comunidade Académica do IST e são publicados na página de cada uma das Unidades Curriculares (com acesso reservado).
- Resultados de uma Unidade Curricular com desempenho normal (PDF, 827KB)
- Resultados de uma Unidade Curricular sujeita a auditoria (PDF, 112KB)
- Resultados de um docente excelente (PDF, 164KB)
- Resultados de um docente com resultados a melhorar (PDF, 24KB)
Formulários do sistema QUC
Apresentam-se agora exemplos dos formulários a preencher pelos vários intervenientes no sistema QUC: alunos, delegados, docentes (e regentes) das Unidades Curriculares e Coordenações de Curso